quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Relação dos Africanos com os Europeus

Processo de ocupação territorial, exploração econômica e domínio político do continente africano por potências europeias. A ocupação começou entre o século 15 e 20. Dentro da expansão marítima, a primeira fase do colonialismo africano teve começo da necessidade de encontrar caminhos diferentes para o Oriente conseguir novos mercados consumidores e produtores.
A relação dos Africanos com os europeus foi meio díficil, pois os europeus queriam na realidade fazer trocas com alguns chefes locais africanos, sendo capazes de capturar milhões de africanos e de os exportar para vários pontos do mundo naquilo que ficou conhecido como a terrível escravidão.
As potências europeias desenvolveram uma "corrida à África" massiva e ocuparam a maior parte do continente, criando muitas colônias. Teve o aparecimento de novas colônias como a Alemanha e a Bélgica.
No início da IMG, 90% das terras já estavam sob domínio europeu. A partilha da África é feita de maneira arbitrária, não respeitando as características étnicas e culturais de cada povo, o que contribui para muitos dos conflitos atuais no continente africano, tribos aliadas foram separadas e tribos inimigas foram unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário