domingo, 28 de fevereiro de 2010

Origem Étnica dos Escravos no Brasil

As principais regiões africanas de onde foram retirados os escravos foram Nagô, Mina, Angola, Jeje, Congo e Fulas, mas esses negros foram divididos basicamente em dois grupos: os Bantus e os oeste-africanos.

Bantus: Descendentes de um grupo étnico que habitava principalmente as regiões de Angola, Congo, Moçambique e até a Tanzânia. As principais etnias desse grupo eram: Benguelas, Cassangas, Cabindas, Dembos, Rebolos, Anjico, Macuas e etc. Atualmente se concentram na região dos Camarões.
Oeste-Africanos: Provinham principalmente das regiões da Costa do Marfim, Togo, Gana e Nigéria. Foram o primeiro grupo de escravos a ser trazido para o Brasil. A maior parte dos escravos pertencentes a esse grupo foram para engenhos na Bahia. Dividiam-se principalmente em:
  • Nagôs - os que falavam e entendiam a língua dos Iorubás, o que incluía etnias como os kètu, egba, egbado, sabé entre outros.
  • Jejes - que incluía etnias como Fons, Ashanti, Ewés, Fanti, Mina e outros menores como Krumans, Agni, Nzema entre outros.
  • Malês - povo islamico que falava a língua haúça, e seguiam a religião muçulmana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário